P?ina inicial

Notícia > Municipal

  • 29.10.2013 - 04:21

    Mulheres saem às ruas e comemoram o `Outubro Rosa` em Patos


     Várias entidades, clubes de serviços, escolas, associações, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Políticas Para Mulheres, entre outras instituições públicas, participaram nesta segunda-feira, 28 de outubro, de uma caminhada alusiva à Campanha Outubro Rosa, que durante todo este mês buscou a conscientização do público feminino para a importância de realizar exames preventivos do câncer de mama e do câncer do colo de útero.


    A caminhada saiu da praça Edivaldo Motta em direção à praça Getúlio Vargas, ambas no Centro de Patos. Já na Praça Getúlio Vargas, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu diversos serviços básicos à população. Houve ainda apresentações culturais com alunos da Escola Municipal Professor Oliveira e uma representação teatral com alunos da . As mulheres envolvidas na caminhada ainda formaram um grande laço, simbolizando a integração de todos na campanha.



    De acordo com a prefeita Francisca Motta, que também participou da mobilização, o trabalho realizado nas principais unidades de saúde em cada área da cidade, mostrou que a campanha foi bem sucedida, sobretudo em virtude do grande número de mulheres que participaram das atividades.



    “Iremos reunir um balanço feito através de números de consultas e exames ofertados às mulheres nas unidades de saúde do município, para que possamos comprovar essa grande participação e conscientização das mulheres. Tenho certeza que essa campanha fez uma grande diferença na cidade de Patos, e quero desde já agradecer às equipes envolvidas no trabalho da campanha. Quero também lembrar as mulheres que não deixem de se cuidar, que continuem procurando as unidades que iremos atendê-las, pois nosso intuito é que essa prevenção seja contínua”, ressaltou a prefeita.



    Já a Secretária de Saúde Ilana Motta, destacou a campanha como importante para despertar o sentimento de cuidado com a saúde que existe nas mulheres, mas que às vezes é deixado de lado pela correria do dia a dia.



    A Secretária de Políticas Para Mulheres, Joana Darc Barbosa, considerou como mais importante da campanha, a integração e mobilização de todos os grupos envolvidos.



    Francisca Vasconcelos, Presidente da Associação de Apoio a Mulher Patoense, reforçou que a mobilização das mulheres em busca da prevenção do câncer de mama deve continuar, e que as unidades de saúde do município continuarão dando toda a assistência necessária.

     

     

    Dia Rosa no bairro Jatobá



    Isabela Cristina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, lembrou que nesta terça-feira, 29 de outubro, haverá ainda uma atividade voltada para a campanha Outubro Rosa, no Centro de Saúde Maria Marques no bairro Jatobá.